segunda-feira, 28 de março de 2011

Árvores, sombras e flores - Jardins de Lisboa

Esta semana a revista Visão sugere um roteiro por entre sombras, árvores e flores, com passagem por 23 espaços verdes da cidade, alguns deles requalificados pela autarquia nos últimos 3 anos. É bom ver Lisboa assim, mais verde!

sexta-feira, 25 de março de 2011

O novo Campo Grande




O jardim do Campo Grande vai ser requalificado pela Câmara de Lisboa, ficando a zona norte concluída em meados de 2012. É uma intervenção há muito aguardada, que trará nova vida a este notável espaço verde da cidade.


Não chega recuperar a vegetação, os caminhos ou a iluminação. Foi preciso resolver problemas antigos, encontrar soluções para os vários equipamentos do jardim que, ao longo dos anos, foram perdendo uso.


Depois de conhecer o vencedor do concurso público para exploração da piscina municipal, é agora revelado o projecto do novo "Caleidoscópio", que estava praticamente vazio, resultado de questões judiciais com demasiados anos, resolvidas apenas no final de 2010 graças ao empenho da actual vereação.


A sua cedência pela Câmara à Universidade de Lisboa para instalação de um Centro Académico mediante um protocolo assinado pelas duas instituições, vai permitir a remodelação integral do seu interior, a cargo da Universidade. No futuro, será um ponto de encontro das diversas instituições universitárias da cidade, mas também um espaço de lazer e de trabalho para várias associações ambientalistas.


Aguardemos então pelo novo Jardim do Campo Grande! Os projectos podem ser consultados aqui.










Foto retirada aqui e em aqui.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Orçamento Participativo 2011/12


Caro(a) Cidadão(ã)

Conforme é do seu conhecimento, na sequência da aprovação da Carta de Princípios do Orçamento Participativo do Município de Lisboa, realizaram-se já três processos de Orçamento Participativo, de acordo com a metodologia inovadora aprovada. O número de participantes tem aumentado exponencialmente, o que vem comprovar o interesse dos cidadãos em participar activamente na resolução dos problemas da cidade.

No seguimento dos bons resultados obtidos nas edições anteriores e numa perspectiva de consolidação do processo, este ano manteremos o prazo alargado o ano passado para a apresentação de propostas e a realização de Assembleias Participativas e de Assembleias de Voto.

Nesta quarta edição, o ciclo inicia-se mais cedo que o habitual e a principal inovação é o OP Escolar, ainda em fase de projecto piloto com alunos de uma Escola Básica, num processo também consultivo e deliberativo, com um montante máximo de 50.000€ e o objectivo pedagógico de educação para a cidadania.

O calendário aprovado é o seguinte:

* Apresentação de propostas, de 1 de Março a 30 de Abril;
* Análise técnica das propostas pelos serviços municipais, de 1 de Maio a 15 de Julho;
* Reclamações e respostas, de 18 a 22 de Julho (reclamações) e de 25 a 31 de Julho (respostas);
* Votação nos projectos, de 1 a 30 de Setembro.


Para que o Orçamento Participativo 2011/2012 seja um processo ainda mais participado pelos cidadãos, é muito importante contar com o apoio e participação de todos os cidadãos. Assim, solicitamos que:

1. Colabore na divulgação do OP;
2. Garanta o apoio na informação aos cidadãos, quanto ao calendário e metodologia adoptada, bem como no processo de participação, ajudando os interessados no preenchimento das fichas de propostas e de votação de projectos;


Para qualquer esclarecimento poderá contactar a CML, através do e-mail op@cm-lisboa.pt, dos telefones 21 798 82 20 / 21 798 94 46 ou consultar o sítio Web www.lisboaparticipa.pt.

Contando com o seu imprescindível apoio no processo de Orçamento Participativo, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,


Lisboa, 28 de Fevereiro de 2011

A Equipa OP

terça-feira, 1 de março de 2011

Mouraria mais limpa!

Até 5 de Março, e ao longo de três semanas, a Câmara Municipal de Lisboa tem estado a desenvolver uma intensiva acção de sensibilização na Mouraria sobre limpeza urbana, dirigida a todos os moradores e comerciantes. O objectivo é esclarecer dúvidas da população, reforçar os horários de recolha e de deposição dos sacos de recolha selectiva, e apelar à participação e contributo de todos na limpeza desta zona histórica.

A recolha de resíduos na Mouraria efectua-se todos os dias, incluindo domingos, sendo actualmente a única zona da cidade com esta frequência de remoção. Toda a zona da Mouraria é lavada 3 vezes por semana. No entanto, sem o contributo e empenho de todos, manter limpa a Mouraria é uma missão impossível.

Na semana passada, o vereador José Sá Fernandes, juntamente com a sra. presidente da Junta de Freguesia do Socorro, acompanhou no terreno o trabalho das equipas de sensibilização - constituídas por fiscais do Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos e por elementos da Polícia Municipal. Foi notória a boa receptividade da população à acção, na qual tem sido fundamental o apoio de todas as entidades locais, nomeadamente o empenho das Juntas de Freguesia.