A 23 Abril deste ano, este espaço foi cedido à Associação Nacional de Produtores de Cereais, Oleaginosas e Proteaginosas (ANPOC), para semear girassóis. Para celebrar a sua ceifa, foi, ontem, montado um circuito pedagógico que explica os vários tipos de cereais, o ciclo de vida do girassol, e como uma semente se transforma até chegar a casa das pessoas. As cerca de 200 crianças que visitaram o local puderam subir a um tractor com um atrelado de semeador e ver uma ceifeira debulhadora a trabalhar. À parte disso, montaram-se tendas, com vários ateliês dinamizados pelos animadores da Quinta Pedagógica dos Olivais. Construir espantalhos, ouvir o conto do girassol ou assistir a um pouco de magia, foram algumas das actividades. hoje no JN.
Foi uma excelente iniciativa, partilhada pelos serviços da CML, com uma referência especial para o apoio da Quinta Pedagógica dos Olivais, e pela ANPOC. Cerca de 200 crianças participaram neste dia especial e puderam assistir e participar num evento único em Lisboa.
A agricultura urbana faz parte do modelo de desenvolvimento urbanístico das cidades, como defende o Prof. Ribeiro Telles há muito. Este é um exemplo de utilização de um espaço que se encontrava abandonado, à espera de uma definição sobre o seu futuro.
1 comentário:
Boa inciativa. Porventura mal explicada, mas interessante. O campo é para ficar ou depois vão construir casas por cima? Mais uma coisa: Não podiam pôr mais informação nas obras em curso? Há coisas em obra e pouco ou nada se sabe. Saudações
Enviar um comentário