terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Guia do Parque Florestal de Monsanto

Em Ano Internacional das Florestas, esta é uma forma de Lisboa prestar homenagem a Monsanto, a sua floresta.

A publicação do Guia do Parque Florestal de Monsanto vem colmatar uma lacuna na informação disponível sobre a maior área verde da cidade, numa obra que reúne a vasta história do Parque Florestal, desde a sua plantação há mais de 70 anos até à actualidade, com informação pormenorizada sobre o seu património vegetal, animal, patrimonial e cultural. Um livro com cerca de 200 fotografias, ilustrações e mapas, perfeito para orientar uma visita à descoberta dos segredos desta mata modelo.

Como se poderá ler na introdução do livro, “para além de prestar um tributo a todas as pessoas que contribuíram para a criação e manutenção desta floresta de Lisboa, e dos respectivos equipamentos de uso público, este guia convida os leitores a usufruírem de Monsanto e a conhecerem a sua historia, a geomorfologia, as plantas, os animais, os cogumelos”.

Após a publicação, em 2009, do “Guia dos Parques, Jardins e Geomonumentos de Lisboa”, Monsanto merecia que uma obra lhe fosse dedicada.

A apresentação do Guia teve lugar ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, do vereador José Sá Fernandes, do prof. Fernando Catarino, antigo director do Jardim Botânico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e de David Travassos, coordenador da edição.

Estará à venda dentro de uma semana na venda na Livraria Municipal de no Espaço Monsanto.

Actualização: O Guia do PFM já está à venda.

Sem comentários: