terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ciclovias em Lisboa

Lisboa terá 40 km de ciclovias até ao final do mês

Num ano de eleições autárquicas, a capital está a expandir as pistas para bicicletas. Já é possível pedalar entre Belém e o Cais do Sodré e entre Benfica e Campolide.
Lusa
9:47 Terça-feira, 15 de Set de 2009

A rede de ciclovias de Lisboa deverá ter cerca de 40 quilómetros até ao final de Setembro, sendo, já possível pedalar entre Belém e o Cais do Sodré e entre Benfica e Campolide.

O vereador do Espaço Público, José Sá Fernandes estima que, em dois anos, Lisboa poderá estar equipada com cerca de 90 quilómetros de pistas cicláveis, uma infra-estrutura que o autarca integra no projecto de "mobilidade suave" da autarquia.

"Isto não é uma proposta isolada. Está a decorrer o concurso para a rede de bicicletas de uso partilhado e será completada com as zonas 30 [quilómetros], em que a bicicleta partilha [o mesmo espaço] com o carro", afirmou à Lusa Sá Fernandes.

Caso seja eleito, na lista do PS, liderada por António Costa, Sá Fernandes calcula que toda a rede de pistas cicláveis demorará dois anos a construir, as bicicletas de uso partilhado funcionarão no próximo ano e as "zonas 30" estarão concluídas no espaço de quatro anos.

Por enquanto, é já possível pedalar em pista nos troços Benfica - Campolide e, em sete quilómetros da frente ribeirinha, entre Belém e o Cais do Sodré.

Até 23 de Setembro, Sá Fernandes assegura que estará a funcionar "o anel Palácio da Justiça - Campolide - Benfica - Carnide - Telheiras - Lumiar - Campo Grande".

Ainda em Setembro, entra em obra o percurso que unirá, em vários troços, Telheiras ao Parque das Nações.

Confrontado com as críticas que as obras têm sido alvo e que motivaram uma providência cautelar interposta pela Junta de Freguesia de Carnide, o vereador contrapõe que "a maior parte destas pistas foram decididas através do orçamento participativo".

"Foram alvo de discussão, foram apresentadas em todas as juntas de freguesia abrangidas", sublinhou, referindo-se à acusação de que a obra foi imposta, sem diálogo com as populações. "Acho que essa é uma crítica injusta", insiste.

Todas as ciclovias têm um custo estimado de cinco milhões de euros, mas Sá Fernandes espera que a autarquia gasta dois milhões de euros com as obras, devido à participação de verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e de patrocínios.


Publicado no Expresso online, onde podem ver a reportagem.

Apenas dois reparos: o nome que por lapso surge no vídeo, como é óbvio, é o do meu irmão e serão 28 Km de novas pistas cicláveis até ao final de Setembro e não 40 km, que é o projectado mas que não estará concluído.

Sobre a notícia, ao contrário do que certos candidatos dizem por aí, Lisboa pode ser ciclável e não haverá pistas cicláveis a subir e descer colinas. Também não serão 50 milhões, como esses mesmos candidatos apregoam de forma absurda, mas cerca de 2 milhões, devido ao esforço da autarquia em procurar patrocínios e apoios para a execução deste plano.

Lisboa tem de ser uma cidade agradável para quem a vive e nela habita. Bicicletas, peões, motas, carros e transportes públicos podem e devem conviver a bem de todos.

6 comentários:

Pedro disse...

Zé pode-me dizer qual será o trajecto até ao parque das nações?
E na Av. Duque de Avila sempre vao fazer a ciclovia?

E digam o que disserem na oposicao, somos cada vez mais a andar de bicicleta como meio de transporte, só não vê quem não quer.

A.lourenço disse...

caro José Sá Fernandes,
todo o meu apoio nas bicicletas, fui hoje exprimentar a da zona ribeirinha, aparte uns pequenos reparos, de fácil resolução,como na zona das docas, que é dificil perceber por onde ir e alguns pisos um pouco agressivos está muito bem. Uma grande obra.
Parabéns também pelo prémio da federação de Cicloturismo e utilizadores de bicicleta.

R. Silva disse...

Caro Vereador, depois de acabar a tal rede principal de pistas cicláveis que está a construir, não se esqueça do que tem dito e que nos tem prometido a quem anda de bicicleta: acalmia de tráfego e zonas 30! E faça sharrows como está a fazer em Benfica. Mas reconheço que está de parabéns pela coragem e pela persistência de, em 2 anos, ter-se atirado a esta causa. Finalmente!

Anónimo disse...

ja agora Zé, na alameda da cidade universitária estao a fazer obras nas laterais onde indicam "Requalificação" e tambem tem la uma placa a dizer "Percursos ciclaveis"
vao fazer alguma ciclovia ali?

Será ja o inicio da ciclovia que vai para a Av do Brasil em direcção ao Parque das Nações?

rec disse...

parabéns por estas obras, todos os dias vejo cada vez mais ciclistas! Tem sido um prazer ir para o trabalho de bicicleta...

Agora só é necessário tirar os carros dos passeios e também das ciclovias (em frente ao museu da electricidade estão sempre amontoados, parece que um dos pilaretes está estragado)

Anónimo disse...

Viva,

Aqui fica o meu testemunho.

Tenho carro, gasolina e estacionamento da empresa mas opto quase sempre por ir de bicicleta até ao trabalho.

Faço o trajecto Olivais--> Entrecampos.

Faço-o sempre pelo passeio e estou bastante satisfeito por ver que se está a fazer uma ciclovia na Av. do Brasil.

Esta opção tem a ver com uma preocupação ambiental e de cidadania e porque me sabe bem apanhar ar fresco pela manhã e sempre dá para descontrair no início e fim de cada dia.

Aos poucos penso que vamos mudar a mentalidade portuguesa de utilizar o carro para pequenos percursos.

A continuação de um bom trabalho.