quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Negócios sustentáveis


Este é um exemplo de um negócio inovador em Portugal e, certamente, um dos mais sustentáveis. Conheci a Camisola Amarela numa acção de campanha que realizámos e que se cruzou com um dos percursos de entregas desta equipa de empresários-estafetas "com muita pedalada".
É também um exemplo que reflecte o aumento do uso de bicicleta em Lisboa e das oportunidades que este meio de transporte pode criar.
Parabéns pela ideia e sucesso para o negócio.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem sei que não é aqui que o devia fazer, mas como não tenho resposta da CML aqui vai uma cópia da reclamação que faço há mais de 2 anos. Desde já agradeço a sua atenção:

Sou morador na Rua Quirino da Fonseca 1000 Lisboa. Nesta rua apesar de haver parquímetros em funcionamento não há fiscalização e por isso é como se não existissem (situação que se mantém desde que foram instalados).
Esta rua, que relembro não tem fiscalização da EMEL, está situada perto de uma estação de metro, junto à universidade do técnico e nela existem muitos andares e quartos arrendados a estudantes. Todos estes factos em conjunto fazem com que a rua tenha uma densidade populacional muito acima da sua capacidade de estacionamento. Os grandes prejudicados são os moradores que, embora pagando os mesmo impostos do que todos os outros lisboetas (inclusive o dístico da EMEL), não têm os mesmo benefícios nem atenção da CML e empresas camarárias. Até agora a única solução encontrada pela CML foi a que dá receita directa mas não resolve o problema: diariamente a Policia Municipal bloqueia dezenas de carros estacionados fora das zonas de parqueamento, mas nada é feito para que haja fiscalização de estacionamento da EMEL. Ou seja, quem vier de fora pode estacionar em qualquer lugar de estacionamento sem qualquer custo e pelo período que bem entender. O mais ridículo, é que no fim desta rua, onde começa a Alameda, a fiscalização já é feita. A ideia que fica é que para os responsáveis camarários há lisboetas de primeira e de segunda. Como compreenderão depois do período eleitoral, em que ouvimos tantas boas intenções e preocupações dos candidatos para melhorar as condições de vida em Lisboa, esta é uma situação que ainda causa mais revolta. Tenho um filho e mais outro a caminho, devido a esta situação muitas vezes tenho que estacionar o meu carro a mais de 500m de distância e carregar com toda a “logística” inerente ao facto de ter uma criança e muito proximamente uma segunda aida mais complicado será. São situações como estas que afastam as pessoas de Lisboa.