quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Fontes de Lisboa



Durante muito tempo ouvi um amigo perguntar-me como era possível que os lagos da Av. da Liberdade ainda estivessem sem funcionar. Dizia-me que queria fazer o seu trabalho - este amigo é realizador - e que a água só corria quando despejada a baldes do cimo das fontes.

Sei que, por vezes, as boas notícias ou os pequenos grandes pormenores escapam ao nosso olhar, julgando mesmo que sempre fizeram parte do nosso quotidiano, mas a verdade é que não.

Há vários meses que todos os lagos da Avenida já estão a trabalhar, algo que há anos - penso que há muitos - não acontecia; e que, ainda em fase de testes, também a Fonte Luminosa da Praça do Império em Belém voltou a funcionar.

A intervenção na Fonte vai permitir passar a ter programas de funcionamento diferentes para cada dia, não sendo necessária a intervenção humana no local, como acontecia até aqui.

Esta peça de enorme valor artístico e patrimonial, foi construída em 1940 aquando da realização da Exposição do Mundo Português e é da autoria do Arquitecto Cotinelli Telmo. Desde 2004 que não funcionava com regularidade, privando-nos a todos do seu esplendor. Agora está de volta e, espero, por muito anos.

Bem sei que, infelizmente, outras há que ainda não jorram como outrora, mas também essas lá chegarão.

Sem comentários: