sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sementes de Sol e cores de Lisboa!



“A Revolução dos Cravos” foi o nome airoso como que ficou denominada a revolução de Abril, que abriu portas à liberdade, ao fim da guerra colonial e à entrada do país numa nova era de modernidade e desenvolvimento.

O acontecimento que ligou para sempre esta flor ao 25 de Abril é bem conhecido: Nas ruas o ambiente era de alegria. As pessoas juntavam-se solidárias ao movimento militar que subia o Chiado em direcção ao Largo do Carmo, onde estava refugiado o chefe da ditadura que governava o país. Algumas vendedoras de flores ofereceram cravos aos militares, que foram colocados à lapela e nos canos das espingardas.

O pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Lisboa assinala este ano o aniversário da revolução de Abril, distribuindo pequenos pacotes de sementes de cravo ao povo de Lisboa.

A imagem gráfica do pacote foi feita por um talentoso funcionário da CML - Rui Pereira.

Na costas, publicámos o excerto de um pequeno poema de Ary dos Santos, poeta de Abril:

Nas minhas mãos a madrugada
abriu a flor de Abril também,
a flor sem medo perfumada
com o aroma que o mar tem,
flor de Lisboa bem amada
que mal me quis, que me quer bem.

Ary dos Santos
Um Homem na Cidade

3 comentários:

Anónimo disse...

Exmo Senhor,

será que me pode informar porque é que há alguns quiosques já atribuídos à Sra Catarina Portas e os restantes irão a concurso público?

José Sá Fernandes disse...

Já me tinha chegado aos ouvidos que esta calúnia tinha sido posta a circular.

É inacreditável ao que isto chegou! Uma insinuação dessas e logo sobre a concessão de quiosques, que estavam atribuídos, muitos, de qualquer forma, sem critérios, sem nunca terem pago rendas, etc.

É público o esforço que eu e a câmara temos feito desde o início do mandato para regularizar todas essas situações e este tipo de insinuações sujas só demonstram a falta de carácter de quem as mete a circular.

Pois que fique claro que houve concurso público, houve 3 concorrentes, ganhou a proposta apresentada por Catarina Portas e não houve reclamações.

Anónimo disse...

Belo pacote de sementes. Parabéns pela iniciativa!