sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Os Girassóis e as Alcatifas

Por Duarte d´Araújo Mata,
Arquitecto Paisagista

Há anos atrás, Manuel João Vieira candidatou-se à Presidência da República.
Muitas das propostas, parecendo irónicas, mexiam bem fundo nos sentimentos reais dos Portugueses.
Uma delas, inesquecível, propunha mais ou menos isto: terraplanar o País e alcatifá-lo, para se poder andar confortável e descalço. Dá vontade de rir? Não, o assunto é sério e o Campo de Girassóis é a "pedra de toque" para o mais profundo que esta proposta de Vieira visava.

Ora vejamos: Por unanimidade aprovou-se a implementação do célebre "Plano Verde" de Gonçalo Ribeiro Telles. Para alguns, se calhar o dito Plano Verde ficava bem era feito de corredores verdes de relva regada e cortada, tal alcatifa fofinha para se caminhar, se possivel descalço, como sugeria na altura o candidato à presidência. Uma maravilha, poder ir de Monsanto ao Parque Eduardo VII sobre um corredor de alcatifa. E no futuro, extensos relvados edílicos calafetariam a cidade em vários corredores para que ninguém ficasse sem poder caminhar descalço em Lisboa.

Mas...não: Eis que o Plano Verde se propõe, afinal, a reduzir gastos em água e de energia e a apostar incluir em espaços verdes urbanos alguns menos...alcatifados, e se possivel mesmo...produtivos e quase sem manutenção! Trata-se do Campo na Cidade - verdadeiros campos de girassóis, de trigo, de centeio ou hortas, bem no meio da cidade.
E não é que os girassóis, em Agosto, estão secos?
E a "agricultura"afinal é castanha no Verão e verde no Inverno, ao sabor das leis da Natureza.
E não é que não nos podemos deitar sobre uma campo de girassóis, que os girassóis maduros picam e há insectos por perto?
Mas afinal...a Paisagem pode ser isto?

PS: Criticar é bom, mas sem informação e sem conhecimento pode fragilizar muito os seus autores, embora haja continuada motivação nesta altura para pegar em qualquer coisa. Fazer Campo na Cidade implicou, na Quinta do Zé Pinto, revêr o Plano de Pormenor em curso de forma a permitir implantar o Corredor Verde previsto e, no entretanto, instalar uma soluçãogratuíta de espaço verde, que não comprometesse o futuro do espaço. Mas, apesar de um Campo de Girassóis ser menos exigente que um "Jardim da Celeste", não se semeiam girassóis sobre meio metro de entulho. Esse entulho, indevidamente no local, foi retirado e o espaço limpo e libertado para nele se fazer o Corredor Verde que os Lisboetas exijem há 30 anos e que agora alguém, por fim, resolveu mesmo fazer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente resposta, Duarte.