quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Câmara de Municipal de Lisboa reduz frota e reforça aposta na mobilidade eléctrica



A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje, em reunião, uma proposta que visa a redução de 118 veículos a gasóleo para 70 exclusivamente eléctricos da frota municipal de ligeiros. O aluguer de 70 novos veículos, que vão equipar os serviços técnicos e operacionais da Câmara Municipal de Lisboa, é o número indispensável para o bom funcionamento dos mesmos. Esta proposta será agora submetida à Assembleia Municipal de Lisboa.

Esta opção traduz-se numa poupança de mais de 173 mil euros anuais em combustível, a preços actuais, e numa redução de mais de 1076 ton CO2 por ano. Trata-se de um beneficio inequívoco para a cidade quer em termos ambientais, ao nível da poluição atmosférica e de ruído, quer em termos financeiros.

Considerando a aplicação informática “Veículos Mais Amigos do Ambiente” – Ferramenta de Apoio à Decisão de Aquisição de Veículos – desenvolvida pela TIS, PT para a Lisboa E-Nova, à altura dirigida pela Arq. Livia Tirone, torna-se evidente ser mais favorável a aquisição de veículos eléctricos do que de outro tipo (mesmo considerando 40% o peso do objectivo económico e de 60% o peso do objectivo ambiental).

Lisboa tem sido pioneira na mobilidade eléctrica e será uma das mais avançadas cidades a nível mundial no que respeita à infra-estrutura de abastecimento, que contará com uma rede de 687 postos de carregamento eléctrico até final de 2011.

Em 2005 a autarquia dispunha de 591 ligeiros de passageiros, número que em 2007 era de 428, e que actualmente é de apenas 265, o que representa um corte de mais de 50%, fruto da política de redução de custos do município.

Sem comentários: