sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Uma nova rua para as pessoas



A Rua Nova do Carvalho, ao Cais do Sodré, recebeu ontem milhares de pessoas que se juntaram para celebrar a abertura desta artéria aos peões. Abriram as primeiras esplanadas e três novos estabelecimentos, num momento assinalado com a actuação de DJ’s, concertos e projecções.

Esta abertura, que começou a ser definida em Setembro de 2011, só foi possível devido à grande união de vontades e esforços entre o vereador José Sá Fernandes e os comerciantes, que se juntaram em torno de um objectivo comum. Desde a primeira hora, os comerciantes demonstraram uma grande visão e empenho na criação de condições para que esta nova rua possa ser um sucesso e um exemplo a seguir em outras artérias da cidade.

A autarquia retirou os pilaretes dos passeios, a Junta de Freguesia de São Paulo colocou pilaretes retrácteis nos limites da rua de modo a impedir a circulação automóvel e, em breve, o asfalto será pintado, dando-lhe uma nova cor. Além da diversão nocturna, pretende-se que este lugar se torne também, agora, mais vivido de dia.

Depois da Av. Duque d’Ávila, talvez a mais importante reconversão de espaço público na cidade de Lisboa desde a pedonalização da Rua Augusta, Lisboa devolve assim, uma vez mais, o espaço público aos peões em detrimento do automóvel.

Parabéns Lisboa!

Foto de Nuno O'Neill

Sem comentários: